Corintiano Blog

blog do Torcedor fiel

Dia do Goleiro: Homenageando um ícone: Casemiro do Amaral, o guardião do Timão


Casemiro do Amaral — Foto: Acervo SCCP


No Dia do Goleiro, é justo relembrar um dos grandes nomes que defenderam a meta do Corinthians: Casemiro do Amaral. Sua história com o clube é marcada por três passagens memoráveis.

Casemiro chegou ao Timão pela primeira vez em 1911, permanecendo até 1914. Após breve ausência, retornou em 1916 e novamente em 1918. Durante esse período, ele não só se destacou como goleiro, mas também como líder dentro de campo, assumindo a braçadeira de capitão em diversos jogos.

Um momento histórico ocorreu em 7 de setembro de 1913, quando Casemiro se tornou o primeiro goleiro alvinegro a defender um pênalti durante uma partida contra o Germânia, deixando sua marca indelével na história do clube.

Além de suas habilidades como jogador, Casemiro também teve incursões como técnico do time em pelo menos duas ocasiões no ano de 1912, demonstrando sua versatilidade e dedicação ao Corinthians.

É importante mencionar também que Casemiro do Amaral sucedeu o goleiro italiano Valente, que, embora tenha tido uma passagem breve pelo clube, deixou sua contribuição, atuando em cinco partidas.

A trajetória de Casemiro do Amaral no Corinthians é um legado que inspira e emociona, mostrando o verdadeiro espírito corinthiano dentro e fora de campo.


Outras →