O Corinthians está oficialmente de volta aos treinos. Após 15 dias de férias, o elenco se reapresentou no CT Dr. Joaquim Grava na tarde deste sábado (28) para iniciar a intertemporada de olho na retomada do Campeonato Brasileiro e nas oitavas de final da Copa do Brasil — que inclui o clássico contra o Palmeiras.
A primeira atividade do dia foi marcada por avaliações físicas e treinamento de força na academia, seguido de um trabalho técnico e tático no gramado, com foco em posse de bola e tirada de pressão. Segundo o técnico Dorival Júnior, a ideia é aproveitar esse raro período livre de jogos para aplicar conceitos mais profundos ao elenco.
??? “Este é o primeiro momento que teremos o grupo todo à disposição para treinamentos. Sempre vínhamos de jogos, recuperação, e não conseguíamos ter todos os atletas para trabalhar. A ideia da comissão é aproveitar para passar aos jogadores um pouco mais do que pensamos, do que precisamos evoluir”, explicou o auxiliar técnico Lucas Silvestre ao site oficial do clube.
O auxiliar destacou ainda que o dia foi importante para a readaptação dos atletas, muitos deles sem contato com bola durante o período de folga:
??? “Mesmo os jogadores tendo treinado fisicamente nas férias, sabíamos que hoje eles teriam certa dificuldade. O trabalho foi mais amarrado, mas necessário. É uma fase de adaptação para que possamos evoluir todos os dias e fortalecer os padrões táticos da equipe”, afirmou Lucas.
A reapresentação também acontece sob um clima de expectativa nos bastidores. A diretoria do Timão planeja uma reformulação pontual no elenco durante a janela de transferências, que abre no dia 10 de julho e segue até 2 de setembro.
Até agora, Alex Santana foi emprestado ao Grêmio e Giovane se desligou do grupo após recusar propostas de renovação. Além disso, nomes como Diego Palácios, Léo Maná, Hugo e Kayke estão entre os que podem deixar o clube para aliviar a folha salarial.
O Corinthians busca arrecadar cerca de R$ 100 milhões com vendas, e os jovens Félix Torres e Breno Bidon são vistos como potenciais fontes de receita. Recentemente, Torres foi sondado pelo Shabab Al Ahli, de Dubai, mas a oferta inicial de R$ 18 milhões não agradou.
Outro nome que pode deixar o elenco é Igor Coronado, pouco aproveitado e com salário elevado. A prioridade do meia é se transferir para o exterior, embora ainda possa atuar por outro clube no Brasileirão.
Em contrapartida, a diretoria corintiana está ativa no mercado em busca de reforços de baixo custo, com prioridade para pontas de velocidade. Até o momento, o único reforço de 2025 é o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, ex-Getafe.
O Corinthians seguirá com a intertemporada no CT Joaquim Grava nos próximos dias. O próximo jogo oficial será em 13 de julho, contra o Red Bull Bragantino, fora de casa.